top of page

Suas metas são SMART?

  • comunicacao7852
  • 23 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

Esta é uma metodologia conhecida no mundo empresarial e que ajuda muitos profissionais a trazerem eficácia e eficiência aos seus processos de negócio. Sempre que estamos em fase de reconhecimento de cenário e território de um novo cliente da Smart Tech, buscamos desenhar seu planejamento de acordo com metas SMART.

Mas, antes de abordarmos mais especificamente o termo, explicamos a seguir a tradução da sua sigla, que forma uma palavra de origem inglesa:

Specific (Específica)

Measurable (Mensurável)

Achievable (Alcançável)

Relevant (Relevante)

Time–based (Temporal)

Já falamos anteriormente sobre a importância da definição de metas para a produtividade organizacional e a conquistar resultados de excelência. A metodologia SMART é uma maneira de se elaborar metas inteligentes, as quais, de acordo com o próprio método, devem apresentar 5 características fundamentais (as que definem o seu próprio nome) para que o negócio atinja os objetivos traçados.

Meta SMART

A seguir, explicamos especificamente como funciona cada característica deste tipo de meta:

Específica: esta qualidade garante o alinhamento dos envolvidos com a determinação clara do papel de cada um para o objetivo geral estipulado. Desta forma, a meta deve indicar o que se pretende conquistar, como, quando e com quais recursos.

Mensurável: a possibilidade de medição permite o monitoramento do seu progresso e a alteração de estratégias se for o caso. É recomendável definir indicadores e compartilhar o seu desempenho com a equipe a fim de estimulá-los.

Atingível: a fim de não desperdiçar recursos e nem causar desmotivação interna, as metas devem ser plausíveis de serem alcançadas. Para isso, o cenário e o histórico do mercado devem ser estudados, assim como as ferramentas internas da empresa, sejam estas financeiras e/ou humanas.

Relevante: esta característica da meta diz respeito ao quanto todos os envolvidos compreendem a sua importância para que os objetivos da organização sejam atingidos bem como os seus consequentes benefícios. Uma opção neste sentido é analisar o impacto do resultado esperado no atual e futuro contextos do negócio.

Temporal: prazos sempre serão um sinônimo de controle de gestão. Sem a definição de um deadline viável, as metas correm o risco de serem procrastinadas por não terem sido levadas tão a sério quanto mereciam. Com um prazo estabelecido, é possível organizar e priorizar ações.

Pode parecer simples, mas metas SMART requerem investimento de tempo e análises para sua elaboração. O que temos de certo é que o resultado desses estudos vale muito a pena.

Não perca tempo e aplique inteligência ao ser negócio:

Vem ser SMART com a gente!

Comentários


Captura de Tela 2023-05-09 às 08_edited.

Rua Rubens Caporali Ribeiro, 998
Buritis. Belo Horizonte. MG. CEP: 30.575-857

Telefone:  (031) 3995-5963

 E-mail: contato@emtechlog.com.br

  • LinkedIn
bottom of page