Suas metas são SMART?
- comunicacao7852
- 23 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Esta é uma metodologia conhecida no mundo empresarial e que ajuda muitos profissionais a trazerem eficácia e eficiência aos seus processos de negócio. Sempre que estamos em fase de reconhecimento de cenário e território de um novo cliente da Smart Tech, buscamos desenhar seu planejamento de acordo com metas SMART.
Mas, antes de abordarmos mais especificamente o termo, explicamos a seguir a tradução da sua sigla, que forma uma palavra de origem inglesa:
Specific (Específica)
Measurable (Mensurável)
Achievable (Alcançável)
Relevant (Relevante)
Time–based (Temporal)
Já falamos anteriormente sobre a importância da definição de metas para a produtividade organizacional e a conquistar resultados de excelência. A metodologia SMART é uma maneira de se elaborar metas inteligentes, as quais, de acordo com o próprio método, devem apresentar 5 características fundamentais (as que definem o seu próprio nome) para que o negócio atinja os objetivos traçados.
Meta SMART
A seguir, explicamos especificamente como funciona cada característica deste tipo de meta:
Específica: esta qualidade garante o alinhamento dos envolvidos com a determinação clara do papel de cada um para o objetivo geral estipulado. Desta forma, a meta deve indicar o que se pretende conquistar, como, quando e com quais recursos.
Mensurável: a possibilidade de medição permite o monitoramento do seu progresso e a alteração de estratégias se for o caso. É recomendável definir indicadores e compartilhar o seu desempenho com a equipe a fim de estimulá-los.
Atingível: a fim de não desperdiçar recursos e nem causar desmotivação interna, as metas devem ser plausíveis de serem alcançadas. Para isso, o cenário e o histórico do mercado devem ser estudados, assim como as ferramentas internas da empresa, sejam estas financeiras e/ou humanas.
Relevante: esta característica da meta diz respeito ao quanto todos os envolvidos compreendem a sua importância para que os objetivos da organização sejam atingidos bem como os seus consequentes benefícios. Uma opção neste sentido é analisar o impacto do resultado esperado no atual e futuro contextos do negócio.
Temporal: prazos sempre serão um sinônimo de controle de gestão. Sem a definição de um deadline viável, as metas correm o risco de serem procrastinadas por não terem sido levadas tão a sério quanto mereciam. Com um prazo estabelecido, é possível organizar e priorizar ações.
Pode parecer simples, mas metas SMART requerem investimento de tempo e análises para sua elaboração. O que temos de certo é que o resultado desses estudos vale muito a pena.
Não perca tempo e aplique inteligência ao ser negócio:
Vem ser SMART com a gente!




Comentários