Planeje a sua prevenção!
- 29 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de out. de 2023
No post desta semana, o Blog da E.M. fala sobre a importância de planejar a prevenção por meio da manutenção a ser praticada por empresas que lidam diretamente com o transporte rodoviário de cargas.
Imagine: se a sua organização oferece ao mercado o serviço de conduzir itens físicos de um lugar para outro, está em completa responsabilidade de quem conduzirá a mercadoria a verificação de itens fundamentalmente necessários para a segurança e a qualidade da atividade contratada.
Um plano de manutenção preventiva existe exatamente para isso: elevar e garantir os índices de disponibilidade e confiabilidade dos veículos de transporte terrestre utilizados para conduzir cargas. Outra vantagem desta ferramenta é a redução de desperdício de recursos da organização. Sim, isso mesmo: seja de mão-de-obra, de tempo ou de materiais, seu negócio só tem a ganhar!
De acordo com a Norma ABNT NBR 5462/1994, a manutenção preventiva é aquela efetuada em intervalos predeterminados ou seguindo critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falhas ou degradação de funcionamento de um item. Alguns exemplos são: inspeções, reapertos, substituição de itens desgastados, limpezas, lubrificações, ajustes etc.
Como elaborar um plano de manutenção para a prevenção?
O ideal é montar um plano de prevenção no modelo de roteiro. Assim, ele ode servir de apoio e entendimento claro para todos os profissionais envolvidos os quais poderão mais facilmente realizar suas tarefas de forma padronizada e segura. A qualidade das informações contidas no plano irá garantir com que os seus participantes possam tomar decisões acertadas em tempo hábil.
Então nunca esqueça de deixar claro no seu plano:
– quais os serviços a serem realizados e quando;
– quem são os responsáveis pela sua execução;
– quais recursos (máquinas, materiais, espaço) serão necessários;
– o prazo e o custo de execução de cada tarefa;
Não é difícil elaborar um plano de manutenção preventiva, mas é uma tarefa que requer bastante atenção de quem a faz. A experiência da E.M. nos permite orientar estes passos além de alertar para que tais ajustes sejam realizados constantemente.
Afinal, somente com segurança poderemos sempre ir mais longe!
E.M. Prevenção de Riscos Logísticos Nosso destino é a sua segurança.





Comentários