O caminho é tão importante quanto o destino
- comunicacao7852
- 16 de jan.
- 2 min de leitura

No transporte rodoviário de cargas, sempre temos elementos obrigatórios no processo. São eles: motorista, veículo, mercadoria, origem e destino. Por tratarmos de viagens, entendemos que o caminho a ser percorrido é tão ou mais relevante do que a própria entrega ao destino final.
Acreditamos nisso por que é no caminho que enfrentamos os perigos e as adversidades presentes todos os dias de Norte a Sul do país. Na reflexão de hoje, gostaríamos de convidá-los para um olhar preventivo visando planejar o caminho a ser seguido e os riscos com os quais podemos nos deparar.
Percebemos que, quando tratamos o tema na contratação de motoristas autônomos, as empresas de transporte ainda resistem ao cumprimento efetivo das regras, normas essas que devem existir e serem seguidas para que possamos ter um caminho seguro.
Nós, gerenciadores de riscos no transporte rodoviário de cargas, trabalhamos diariamente mapeando as não conformidades, estratificando ocorrências e identificando os nexos causais para nos anteciparmos a possíveis prejuízos causados por más escolhas no decorrer do caminho.
Então, o que fazer?
Primeiramente, devemos fazer uma boa contratação, incluindo não apenas o histórico do motorista, como o proprietário do veículo e o veículo em si;
Segundo: é fundamental conhecermos a experiência do motorista para a locomoção do produto pelo qual está se candidatando transportar e se já domina bem a rota pela qual irá conduzir o veículo até o seu destino;
Em terceiro lugar, deve-se identificar quais os recursos obrigatórios que o motorista e veículo devam possuir para seguirem até o destino final, considerando o tipo de mercadoria e os valores a serem transportados.
Por último, devemos apresentar formalmente ao motorista e/ou proprietário do veículo as regras que deverão ser seguidas até o final do destino.
Considerando as ações apresentadas acima, destacamos a última como a mais importante do processo porque, mesmo que as 3 primeiras tenham sido seguidas, se a última não for, abrem-se brechas para problemas que podem causar a um sinistro indesejado e de grandes proporções.
Por isso, é importante que, assim como nós, você também tenha sempre em mente que o caminho é tão importante quanto o destino!
EM Tech Seu ecossistema de prevenção e inovação logística.
Comments