Melhoria contínua
- comunicacao7852
- 28 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
Com a solução Smart Tech, uma das principais consequências positivas desencadeadas no negócio é o ciclo de melhoria contínua que se instaura automaticamente com a integração inteligente dos processos empresariais.
A automatização é uma qualidade que acelera esse potencial e a empresa é beneficiada em vários aspectos, pois os impactos desta nova forma de funcionar internamente repercutem nas mais distintas áreas e níveis hierárquicos.
Hoje vamos abordar como a solução Smart Tech (aplicável a organizações de qualquer segmento do mercado), sob o prisma do PCDA, esta metodologia tão conhecida, consegue ser tão eficaz para os modelos de negócio que evoluem e se desenvolvem na contemporaneidade. Confira!
A sigla você já deve conhecer muito bem: P (plan; planejar), D (do; fazer), C (check; controlar) e A (act; agir). Agora vamos para o que cada etapa prioriza ao focar na melhoria contínua dos resultados do negócio:
Planejar
O planejamento, cujo passo inicial é analisar as informações da empresa, é o primeiro passo do processo. É quando se determina os aspectos a serem controlados no ciclo:
O elemento a ser melhorado;
O plano de ação com cada ator e recurso envolvidos para o cumprimento das metas;
As expectativas dos resultados esperados;
Os indicadores que irão mostrar se os objetivos foram alcançados ou não.
Fazer
Após definir o problema a ser atacado, o plano de ação elaborado na etapa anterior é executado com foco na garantia da qualidade e no devido cumprimento dos padrões estabelecidos.
Ao acompanhar a execução de perto, é possível identificar se os resultados se apresentam conforme o esperado ou não, o que indica a geração de alternativa.
Controlar
Nesta etapa, verifica-se se o projeto foi executado corretamente gerando resultados satisfatórios. Em caso negativo, deve-se avaliar a causa. Este é um passo especialmente importante para quem cuida da gestão orçamentária a fim de identificar quais etapas podem ter seus recursos otimizados e economizar no processo de resolução do problema.
Agir
Neste final de ciclo, a equipe reflete sobre os resultados obtidos. É um momento de rico compartilhamento para os gestores. Afinal, além de permitir identificar as falhas durante o processo e evitá-las em um próximo ciclo, também auxilia a verificar as ações que deram certo para inseri-las na rotina de melhoria.
Desta forma, podemos ver como a elaboração de um planejamento executado a este nível é importante para conhecer as ações que deram certo, podendo ser padronizadas e aplicadas em outros ciclos, o que gera produtividade e economia de custos. Em outras palavras: eficiência e melhoria contínua!




Comentários