Matriz de Riscos E.M. impacta positivamente o setor
- 16 de abr. de 2019
- 2 min de leitura
Com as informações obtidas na Matriz, é possível identificar, com precisão e de forma praticamente instantânea, os possíveis riscos de uma importância segurada, de uma nova rota ou da contratação de um condutor.
O que é a Matriz de Riscos E.M.?
É uma ferramenta inovadora desenvolvida pela E.M. Prevenção de Riscos Logísticosque reúne critérios e parâmetros capazes de mensurar os riscos de uma operação logística.
A Matriz dispara eventos em cascata para formatação das medidas a serem tomadas a fim de minimizar perdas durante o processo de transporte rodoviário de cargas. Todas as informações da Matriz são parametrizadas no sistema da E.M. A inteligência direcionada permite que as medidas certas sejam tomadas em tempo hábil.
Critérios de Risco
São avaliados seis fatores básicos de risco. Para cada um deles, são geradas notas de 1 a 5. Quanto maior for a nota obtida, maior será o risco da operação. Conheça os critérios:
1. Produto ou mercadoria: é necessário avaliar se são fáceis de manusear, de revender e se possuem valor agregado.
2. Rota: são avaliadas as condições das rodovias, a concentração de sinistros de roubo de carga, o grau do crime organizado e a incidência de acidentes.
3. Valor da carga: este é outro critério que exerce influência na intenção de roubo pelas quadrilhas, por isso o valor da carga também é avaliado na Matriz de Riscos.
4. Gerenciadora de Risco: este parceiro pode contribuir ou não para a segurança da operação. São avaliados pontos como índice de sinistralidade, facilidade de obter informações e integração com o mercado.
5. Vínculo do motorista: considerar se o motorista é agregado, terceiro ou separação em frota (Consolidação das Leis do Trabalho-CLT) . O vínculo que o motorista possui com a transportadora ou embarcador pode ser determinante em uma situação real de roubo.
6. Quantidade de viagens do motorista: determina o grau de confiança do profissional.
Após o preenchimento dos critérios, o sistema cruzará todos os dados e, conforme o resultado obtido, a equipe E.M. determinará o risco da operação como Baixo, Médio, Alto ou Severo. A partir desta análise, a Matriz é formulada e são traçadas todas as medidas para a minimização de perdas durante a execução da viagem.
O sistema criado pela E.M. permite que a solução seja desenvolvida em poucos segundos, garantindo mais agilidade à operação.
A Matriz de Riscos integra a plataforma E.M. Protege, cujo objetivo é aumentar a segurança do transporte de cargas por meio de ações preventivas.




Comentários